Projeto Inclusão em Ação- Ostomizados: assistência multiprofissional em saúde


Os ostomizados são pessoas que utilizam um dispositivo, denominado bolsa, que permite recolher o conteúdo a ser eliminado através do estoma, que é a abertura cirúrgica realizada na parede abdominal, para a drenagem de conteúdos intestinal ou vesical.
A Associação dos Ostomizados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (AOTMAP) é uma associação que visa o apoio aos ostomizados de Uberlândia e região,  bem como de sua família,  dando o maior suporte possível para que o indivíduo conheça melhor e se adapte às novas condições e necessidades em sua vida.
A AOTMAP é uma associação nova,  constituída em novembro de 2018 em início das atividades e a procura constante de parcerias.
A Associação fez contato com a Instituição, através da coordenadora do curso de Enfermagem e Farmácia, Profª Carolina Saiberth, para a proposta de trabalharmos juntos,  visando um atendimento presencial dentro da Faculdade aos ostomizados para curativos e cuidados, bem como a organização de eventos,  como tarde de palestras,  envolvendo alunos e professores dos cursos da saúde, pois a associação hoje sente a carência de seus associados em cuidados com enfermeiros ostomoterapeutas, bem como nutricionistas e psicólogos.
A parceria proposta proporcionará aos alunos uma grande experiência prática voltada ao paciente ostomizado.

Pretende-se alcançar alguns objetivos como:
Promover assistência multiprofissional em saúde aos associados da Associação dos Ostomizados do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (AOTMAP);
Realizar encontros educativos para educação em saúde
Usar o laboratório de Práticas de Enfermagem da Faculdade para o desenvolvimento dos Cuidados de Enfermagem (troca de bolsa, curativo, entre outros);
Realizar a assistência farmacêutica, nutricional e biomédica no auxílio aos pacientes envolvidos.