INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O curso de Enfermagem apóia, divulga e incentiva a iniciação científica através do corpo docente nos eixos descritos adiante:

1- Liga de Saúde Mental;
A Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Mental (LAESAM) surgiu da iniciativa dos alunos do curso de Enfermagem interessados no tema e da colaboração dos professores atuantes na área de saúde mental.

         
A LAESAM possui um caráter multidisciplinar cujo intuito é promover a pesquisa e incentivar o ensino extracurricular por meio de cursos, palestras simpósios e congressos. Além disso, busca congregar os alunos em seus vários níveis de conhecimento e interesse sobre a Saúde Mental, a fim de complementar a preparação profissional, agregando o aprendizado com abordagens teóricas-práticas mais aprofundadas, relacionadas ao tema e com base científica. Dessa forma, a LAESAM tem o propósito de contribuir na luta contra a gama de problemas enfrentados pelo portador de doenças mentais, além de promover a prevenção e promoção da saúde, propondo soluções e realizando parcerias com campanhas de saúde.

2- Trabalho Interdisciplinar:
O desenvolvimento do Trabalho Interdisciplinar é pautado no princípio na interdisciplinaridade entre as diversas disciplinas de cada período, resgatando os conteúdos ministrados em períodos anteriores sempre que possível. O trabalho é embasado em Ações Sociais em conjunto com o Projeto de Extensão Promoção da Saúde e Saberes Populares para os alunos do primeiro ao quarto período e em princípios fundamentados no Processo de Enfermagem para os alunos do quinto ao sétimo período. Os alunos do curso de Enfermagem são incentivados a divulgar e a publicar as produções em eventos científicos e periódicos da área.



3- Trabalho de Conclusão de Curso:
Os alunos do curso de Enfermagem são incentivados a divulgar e a publicar as produções em eventos científicos e periódicos da área.