SAÚDE MENTAL

A Liga Acadêmica de Enfermagem em Saúde Mental (LAESAM) surgiu da iniciativa dos alunos do curso de Enfermagem interessados no tema e da colaboração dos professores atuantes na área de saúde mental.

         
A LAESAM possui um caráter multidisciplinar cujo intuito é promover a pesquisa e incentivar o ensino extracurricular por meio de cursos, palestras simpósios e congressos. Além disso, busca congregar os alunos em seus vários níveis de conhecimento e interesse sobre a Saúde Mental, a fim de complementar a preparação profissional, agregando o aprendizado com abordagens teóricas-práticas mais aprofundadas, relacionadas ao tema e com base científica. Dessa forma, a LAESAM tem o propósito de contribuir na luta contra a gama de problemas enfrentados pelo portador de doenças mentais, além de promover a prevenção e promoção da saúde, propondo soluções e realizando parcerias com campanhas de saúde.



Semestralmente a Comissão da LAESAM organiza atividades com temas atuais na área.



ATUALIDADES


No 20º aniversário do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro DE 2012, a Organização Mundial de Saúde elegeu a depressão para dar o seu recado. Sob a égide “Depressão, uma crise global”, a entidade inicia campanha de alerta para o fato de 350 milhões de pessoas no mundo todo sofrerem da doença. Segundo a OMS, a depressão é frequente e os governos devem se empenhar para ajudar as pessoas a aceitá-la e, principalmente, tratá-la. Estima-se que metade deste contingente não receba nenhum tratamento. Ainda segundo a OMS, 20 milhões de pessoas tentam se suicidar a cada ano, sendo que pelo menos um milhão morre através desta prática. De cada dois suicídios consumados, um tem a depressão como causa direta, enquanto a percentagem chega a ser superior a 50% em relação às tentativas.
A depressão é o resultado de complexas interações entre fatores sociais, psicológicos e biológicos. Há relações entre a depressão e a saúde física; assim, por exemplo, as doenças cardiovasculares também podem ser capazes de produzir depressão e vice-versa. Além disso, as circunstâncias  estressantes, como pressões econômicas, desemprego, conflitos e desastres naturais, também podem contribuir para um quadro depressivo. De acordo com Shekhar Saxena, diretor do departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS, metade das pessoas que sofre de depressão não a reconhece e, por isso, não busca tratamento e nem um apoio psicossocial, que costumam ser tão importantes quanto os remédios.

Fonte:


São Paulo, 17 de Setembro de 2013 - 14:55

VI PROGRAMAÇÃO DA LIGA DE SAÚDE MENTAL




Abertura
Profº Esp. Roberto Honorato de Lima
Acadêmicos do 6º período enfermagem
Novembro Azul: Orientações e prevenção ao Câncer de Próstata
Palestra: Papel do CAPS na RASM
Enfa Shelley Seixas
Gabriela dos Santos Cabral
Esquizofrenia
Nataly Duarte Araújo
Etilismo x Suicídio
Adriana Aparecida Magosso
Transtorno Afetivo Bipolar
Léia Santos do Nascimento Lima
Transtorno de Personalidade
Encerramento
Profº. Esp. Roberto Honorato de Lima



VII PROGRAMAÇÃO DA LIGA DE SAÚDE MENTAL




Campanha de doação de roupas usadas
Acadêmica Liliane Araújo
Abertura
Profº Esp. Roberto Honorato de Lima
Folder Saúde do Homem
Acadêmicos do 6º período de Enfermagem
Transtorno afetivo bipolar X Suicídio
Geraldina Xavier de Sales
Idoso X Suicídio
Márcio Roberto Rodrigues
Palestra: Suicidio
Fernanda Crosara Ladir
Depressão X Transtorno de Personalidade X Suicídio
Andrea Apoliana Matos Cardoso
Depressão X Suicídio
Laila Tavares Fernandes
Transtorno de Personalidade X Suicídio
Liliane De Araújo
Encerramento
Profº Esp. Roberto Honorato de Lima


2017-01
PROGRAMAÇÃO DA LIGA DE SAÚDE MENTAL- DIA 26 de MAIO de 2017