MONITORIA

A monitoria é uma ótima oportunidade de aprendizagem para o aluno- monitor, além de contar como atividade extra-curricular é uma atividade que tem um peso considerável para o currículo do profissional.

A Monitoria é um instrumento adotado pela Instituição e o curso Enfermagem para propiciar aos alunos de graduação o aperfeiçoamento nas atividades acadêmicas e o incremento de seus conhecimentos acerca do conteúdo das disciplinas do curso. A função básica do aluno monitor é auxiliar os demais discentes na realização de trabalhos acadêmicos e colaborar com o docente na preparação de seminários, em aulas práticas e estudos, se for o caso, relacionados com os conteúdos da disciplina. Desta forma, a monitoria objetiva um melhor aparelhamento dos cursos da Instituição e também o aproveitamento dos alunos que apresentam melhor desempenho e aptidão para a função. Assim, é incumbência do monitor auxiliar seus colegas no estudo e no desenvolvimento das disciplinas, orientando-os na realização de trabalhos individuais e de grupos e na obtenção de dados e elementos necessários a suas atividades.

O processo de seleção para a monitoria é organizado pela Coordenadora do Curso, mediante indicação dos Professores que serão responsáveis pela elaboração das provas e análise do histórico escolar dos alunos inscritos. O processo seletivo será divulgado em Edital nos murais oficiais da Faculdade, site da faculdade e no blog do curso constando as disciplinas oferecidas, critérios utilizados para a seleção e normatização do processo. Os candidatos serão submetidos a provas específicas nas quais deverão demonstrar capacidade de desempenho em atividades técnico-didáticas de determinada disciplina e entrevista individual. Na seleção dos candidatos, será levada em conta a assiduidade, conduta, capacidade, bem como as notas de provas e exames realizados no semestre letivo anterior.
Para a função de monitor de determinada disciplina somente poderá ser selecionado o aluno regularmente matriculado. Cada monitor receberá, ao final do período de suas atividades como monitor um certificado de monitoria, que poderá ser apresentado como carga horária de Atividades Complementares.
Para maiores detalhes em relação às normas e regulamentos das Atividades Complementares, consultar Regulamento de Monitoria do Curso de Enfermagem.