TRABALHO INTERDISCIPLINAR/ EXTENSÃO

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais- DCNs do Curso de Enfermagem, a estrutura do curso de Enfermagem deve assegurar atividades teóricas e práticas permeando toda a formação do Enfermeiro, de forma integrada e Interdisciplinar. 

Para tanto, o Currículo do curso de Enfermagem contempla um repertório de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, de reflexão e criticidade, de ética com embasamento nos documentos legais da profissão, de humanização da assistência em saúde, e com competências e habilidades que subsidiem ações assistenciais (preventivas, curativas e de reabilitação) educativas, gerenciais e de investigação em saúde e no conhecimento geral e específico. Além de formar o aluno para atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotores da saúde integral do ser humano.

Para atender os critérios tanto das DCNs de Enfermagem, o curso conta com a organização curricular e com projetos tais como, Trabalho Interdisciplinar, Projetos de Extensão, Curso Preparatório para Concurso e Enade, Programa de Nivelamento de Conhecimento, dentre outros que são planejados de acordo com as necessidades de aprimoramento do conhecimento. O desenvolvimento do Trabalho Interdisciplinar é pautado no princípio na interdisciplinaridade entre as diversas disciplinas de cada período, resgatando os conteúdos ministrados em períodos anteriores sempre que possível. O trabalho é embasado em Ações Sociais em conjunto com o Projeto de Extensão Promoção da Saúde e Saberes Populares para os alunos do curso de Enfermagem.

O Projeto de Extensão Promoção da Saúde e Saberes Populares tem como proposta central a prática de concepção de saúde, através de atividades com a comunidade acadêmica, servidores da instituição e população de comunidades pré-selecionadas, onde possa compreender sob a lógica cuidadora, a relação sistema de saúde/profissional de saúde x população/indivíduo. O presente projeto tem como pilares teóricos fundamentais as idéias da Rede de Educação Popular em Saúde e ações pautadas na concepção prevenção a saúde proposta da Reforma Sanitária. O Projeto de Extensão Promoção da Saúde e Saberes Populares surge como alternativa local de promoção da saúde, procurando trabalhar com temas e assuntos de interesse pleno da população.


A elaboração do trabalho interdisciplinar com princípios fundamentados no Processo de Enfermagem tem o objetivo de proporcionar aos acadêmicos conhecimentos do cuidado sistematizado de enfermagem, detalhando suas etapas e seu desenvolvimento e auxiliando-os a traçar estratégias para que a sua implantação possa ser realizada com facilidade nos diferentes níveis de atenção à saúde e garantindo um atendimento de qualidade ao paciente.

Projeto de Extensão Educação Popular e Promoção da Saúde

Criado em julho de 2013 por estudantes de enfermagem, Farmácia e Biomedicina sendo interinstitucional (FACULDADE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS DE UBERLÂNDIA - UNIPAC E COMUNIDADE, TERCEIRO SETOR, CONSELHO LOCAL DE SAÚDE), tendo como proposta central a prática de uma nova concepção de saúde, onde, através de atividades com a comunidade acadêmica, Servidores da Instituição e população de comunidades pré-selecionadas, se possa compreender sob outra lógica, cuidadora, a relação sistema de saúde/profissional de saúde x população/indivíduo. Tendo como pilares teóricos fundamentais as ideias da Rede de Educação Popular em Saúde e ações pautadas na concepção prevenção a saúde proposta da Reforma Sanitária. O Projeto de Extensão Educação Popular e Promoção da Saúde surge como uma alternativa local de promoção a saúde procurando sempre trabalhar com temas e assuntos de interesse pleno da população.












Os alunos do 5P na disciplina de Nutrição e Dietoterapia executarão ações de educação em saúde alimentar e nutricional junto à comunidade acadêmica. Serão elaborados Folders informativos e acontecerá a distribuição de alimentos classificados com indispensáveis, como por exemplo, as frutas.



TURMA 2013-02


Contempla a realização de oficinas, palestras e feiras de saúde: A realização de eventos como esses possibilita o contato com uma maior parcela da população, levando os trabalhos do projeto a uma quantidade de pessoas menos limitada do que o atendimento individual, possibilitando a  Educação continuada da comunidade assistida em adquirir um conhecimento mais dinâmico e atualizado, e também pela necessidade dos integrantes do projeto em construir esse conhecimento de forma problematizadora a partir dos diversos tipos de saberes empregados pela comunidade, estudantes e Professores.






Busca esclarecer à população acadêmica da Faculdade agravantes que envolvem a saúde do homem, bem como formas de prevenção. A presente dimensão busca capacitar os alunos do curso de enfermagem para atuar frente os problemas de saúde do homem, bem como divulgar formas de prevenção de agravos à saúde.







E. E. ENÉAS DE OLIVEIRA GUIMARÃES 2016-02

             

PARQUE DO SABIÁ 2016-02

TERMINAL CENTRAL 2016-02




 OUTUBRO ROSA 2016-02






NOVEMBRO AZUL NA UBSF SANTA ROSA


APOIO AOS ROMEIROS EM PARCERIA COM A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
2016-02

EDUCAÇÃO EM SAÚDE AOS COLABORADORES DA UNIPAC
CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES 2016-02


MERCADÃO DA AGRONOMIA- APOIO COM TESTES HEPATITE C
PARCERIA ROTARY CLUB 2016-02



INSTITUIÇÃO SOCIAL SÃO VICENTE E SANTO ANTÔNIO 2016-02